segunda-feira, 22 de abril de 2013

sobre peso e leveza

-Uma coisa todo mundo tem em comum: a busca da leveza (a de Parmênides). Leveza essa sendo o oposto do peso. Mas como ninguém se explica por antônimos, vou tentar falar melhor... Liberdade. Esse pode ser um bom sinônimo para a leveza. Liberdade no sentido de ausência de peso, de fardo (acabei entrando no antônimo novamente...) Só que essa busca é interminável. Nunca estamos 100% satisfeitos. Quando não é A, é B; quando não é B, é C. Além disso, criamos utopias sobre a felicidade. Achamos que ela está logo após o alcance da leveza. Essa tal que é incansável (ou inalcançável?) E quando (quase) alcançada, há ainda um dilema: o da medida ideal. Pois leveza exagerada gera um vazio. Talvez a felicidade esteja bem nesse elo. Entre a busca e a imaginação do que será. 

-Faz sentido, Maria Luiza. Só que quase ninguém percebe isso. Talvez por isso as pessoas sintam-se de vez quando angustiadas, mas não sabem direito o porquê.

-O maior problema das pessoas acreditarem que a felicidade está escondida só depois do alcance da leveza é justamente que essa busca nunca tem fim. O segredo está em conseguir aproveitar os momentos bons, apesar do peso; pois ele sempre vai existir...



*reflexões influenciadas após a leitura de Milan Kundera*

4 comentários:

  1. Minha querida Bela, lendo Milan Kundera aprendi uma coisa para o resto de minha vida, nada original, mas não havia pensado antes (faz algum tempo): que a vida não dá tempo para ensaio.
    Maria Luiza é muito perspicas, e de uma inteligência única, sobre estes quetionamentos, acho que por sintonia ou sei lá o que, no meu último post questiono felicidade, e lendo este post fica mais claro, ou não (diria Caetano)rs.
    Tenho medo dessa palavra, felicidade, que busco, que quero, mas essa leveza dita no teu post, através de Maria Luiza vai, com certeza, influenciar nos próximos posts que publicar e vier a falar de felicidade.
    Maria Luiza tem razão, a felicidade é uma busca sem fim, devemos saber aproveitar os momentos...
    Querida Bela, muito gostoso e esclarecedor ou complicador (que é genial para crescer-mos), este teu post, teu e de Maria Luiza.
    ps. Meu carinho meu respeito meu abraço.
    ps.2 Parmênides é foi um filósofo meio diferente ou até influenciador de outros mais conhecidos com apenas uma obra.

    ResponderExcluir
  2. Procuro a leveza que me leve para lugares onde o peso dos problemas não me alcancem!
    Maria Luiza sabe das coisas!

    ResponderExcluir
  3. Felicidade, liberdade... tudo que é pleno ou perfeito toca seu fim, por isso acredito sempre na busca! É ela quem impulsiona a vida, seja qual for (se for) o seu fim. Se conseguirmos buscar/caminhar com leveza, ah... então acredito que nos aproximamos ainda mais da plenitude que tanto buscamos, por mais que não a alcancemos. E estes momentos de leveza... seja de corpo e/ou de alma, são fantásticos, inigualáveis! E muito raros...obrigada pela visita em meu blog, parabéns pela beleza de seus escritos.
    Abraço!

    ResponderExcluir